ACONTECE IMOB

NOTÍCIAS

Voltar

Meio Ambiente

Primeiro condomínio sustentável do Brasil ganha certificado da Vanzolini

A Fundação Vanzolini - maior certificadora da construção civil do Brasil - concedeu, de forma inédita, a certificação Processo AQUA, para bairros e loteamentos, ao primeiro condomínio sustentável do Brasil que será construído em São Carlos, interior de São Paulo: o Residencial Damha Golf I da Damha Incorporadora

01/12/2011

A Fundação Vanzolini - maior certificadora da construção civil do Brasil - concedeu, de forma inédita, a certificação Processo AQUA, para bairros e loteamentos, ao primeiro condomínio sustentável do Brasil que será construído em São Carlos, interior de São Paulo: o Residencial Damha Golf I da Damha Incorporadora. O empreendimento está localizado a cinco quilômetros do centro da cidade, às margens da Rodovia SP-318 (São Carlos-Ribeirão Preto). - Segundo o coordenador-executivo do processo AQUA, na Fundação Vanzolini, professor Manuel Carlos Reis Martins, o condomínio residencial Damha Golf I atendeu às exigências de sustentabilidade devido ao comprometimento e à qualidade da equipe de profissionais da incorporadora Damha, que desenvolveu o Programa do empreendimento com soluções que garantem que o projeto seja sustentável, construído e utilizado com impacto ambiental reduzido.

"Após a realização de uma auditoria presencial com duração de dois dias de intenso trabalho, que contou com a participação de profissionais da Fundação Vanzolini, da Damha e do Assistente AQUA (a empresa de consultoria em sustentabilidade Inovatech), ficou provado que o projeto atendeu às categorias do processo AQUA para bairros e loteamentos.

Oito categorias foram avaliadas em nível excelente; quatro atingiram o nível superior e cinco foram avaliadas em nível bom de um total de 17 categorias. "No caso de condomínio, foram relacionados níveis de desempenho sobre a integração e coerência do bairro, preservação dos recursos naturais, qualidade ambiental e sanitária, integração na vida social e dinâmicas econômicas", informa o professor Manuel Martins.

A partir de agora, a Damha deve desenvolver o projeto executivo e realizar o empreendimento de modo a obter a certificação Processo AQUA para bairros e loteamentos nas próximas fases, Concepção e Realização, que também vão passar por avaliações e auditorias presenciais realizadas pela Fundação Vanzolini.

Com a obra finalizada, o Damha Golf I será um condomínio residencial horizontal fechado, composto por 128 lotes autônomos com tamanhos variáveis, situados no Parque Eco Esportivo Damha, uma antiga fazenda transformada em parque, que agregará lazer, cultura, trabalho e moradia, em um espaço de cerca de 13 milhões de m².