ACONTECE IMOB

NOTÍCIAS

Voltar

Mercado imobiliário

Preços de imóveis voltam a crescer em dezembro

O Índice Geral do Mercado Imobiliário Residencial (IGMI-R) subiu 0,08% no último mês de dezembro, após ficar praticamente estável no mês anterior.

01/02/2017

O Índice Geral do Mercado Imobiliário Residencial (IGMI-R) subiu 0,08% no último mês de dezembro, após ficar praticamente estável no mês anterior. Calculado pelo Ibre/FGV, em parceria com a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), essa é a primeira variação positiva desde novembro de 2015, sendo o ano de 2016 marcado por uma queda contínua, com baixa acumulada em -2,26%, desde o último crescimento observado.

O índice calcula os preços de imóveis em nove capitais brasileiras. O comportamento, no entanto, não foi homogêneo nas nove capitais estudadas. Delas, quatro apresentaram queda: Rio de Janeiro (-0,05%), Belo Horizonte (-0,02%), Fortaleza (-0,46%) e Goiânia (-0,22%). Aquelas a crescerem no período foram São Paulo (0,09%), Porto Alegre (0,02%), Curitiba (0,02%), Salvador (0,03%) e Recife (0,04%). Houve casos diversos nas capitais brasileiras.

Em Fortaleza e Goiânia, por exemplo, as quedas acentuadas em dezembro observou-se justamente elevação nos preços dos imóveis residenciais ao longo de 2016. Dentre as cidades que apresentaram resultados positivos, por sua vez, algumas tiveram acentuadas quedas acumuladas no ano, como São Paulo, Recife, Porto Alegre, Salvador e Curitiba. O Rio de Janeiro foi o caso de ajuste mais baixo nos preços nominais de imóveis residenciais. Isso colabora para a continuidade de tendência de queda na cidade, apesar da queda demonstrar um ritmo menor.
 
(Com informações do Portal Piniweb)