ACONTECE IMOB

NOTÍCIAS

Voltar

Mercado imobiliário

Será a hora de comprar o imóvel?

A especulação de que bolha no setor imobiliária poderia estourar a qualquer momento deixou muitos brasileiros inseguros, fruto da forte valorização dos preços dos imóveis.

23/03/2014

A especulação de que bolha no setor imobiliária poderia estourar a qualquer momento deixou muitos brasileiros inseguros, fruto da forte valorização dos preços dos imóveis. Segundo dados Sindicato da Habitação de São Paulo (SECOVI-SP), o mercado de imóveis novos sofreu uma queda de 49,1% das vendas em fevereiro, passando de 1.927, em 2013, para 981 unidades mais vendidas no segundo mês deste ano.

Na contramão, os anúncios e promoções começam a pipocar em sites, redes sociais, comerciais de TV, além dos jornais e revistas. Todo esse apelo das empresas de construção e de consultoras imobiliárias pode levar os consumidores a ficar tentados a comprar, achando que estão fazendo um grande negócio. Mas é importante ficar atento e ter cautela, apesar dos descontos e de eventuais quedas nos preços.

Mas afinal, quanto vale um imóvel? O valor varia. Quem está procurando um imóvel, antes tem que fazer as contas tem que se planejar, para ver se realmente vale à pena comprar o imóvel em vez de alugá-lo. Ao comprar um imóvel, é preciso ter em mente o quanto se quer gastar.

O preço do metro quadrado anunciado para venda no Brasil cresceu 13,7% em 2013, segundo a FipeZap. Mas, em março deste ano, a valorização já foi menor do que a inflação oficial, 0,64% em relação a fevereiro e 0,84% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Além disso, o aumento de preço acumulado em 12 meses vem recuando, de 13,74% em dezembro para 12,9% em março.