ACONTECE IMOB

NOTÍCIAS

Voltar

Sustentabilidade

Do lixo ao luxo

Papel, garrafas PET, vidro e plástico. São materiais facilmente descartados por nós em casa todo dia

29/07/2013

Papel, garrafas PET, vidro e plástico. São materiais facilmente descartados por nós em casa todo dia. As empresas de reciclagem pegam este resíduo e transformam em novos produtos, diminuindo o impacto no ambiente. Algumas empresas foram além, pegando os materiais que jogamos fora e transformando em matéria-prima na construção de prédios.

Em Paris, revistas, jornais e papéis de escritório foram usados para erguer um teatro. O projeto do Studio Andrew Todd foi construído para participar de um concurso de design de teatros sustentáveis. Os fardos de papel foram empilhados e montados de forma circular, formando uma parede grossa que não permite a entrada do som exterior. Já o telhado do teatro será feito de uma cobertura reciclada de tendas de circo esticada sobre uma armação de bambu.

Na cidade de Taipei, em Taiwan, o Eco-Ark, um prédio de três andares, foi erguido com a utilização de um milhão e meio de garrafas PET. O projeto do Far Eastern Group custou cerca de R$ 5 milhões e conta com anfiteatro, salão de exposições e usa água da chuva coletada para o seu sistema de resfriamento.

Já na Tailândia, os monges budistas da cidade de Sisaket construíram um templo utilizando garrafas de cerveja. As mais de um milhão de garrafas verdes e marrons, coletadas entre os moradores das cidades vizinhas, se transformaram no Wat Pa Maha Chedi.

Em Shanghai, o Corporate Pavilion, também conhecido como Dream Club, foi erguido utilizando-se de caixas de CD recicladas. Sua faixada é completamente coberta de luzes LED, que mudam de cor de acordo com a movimentação dos visitantes. Além disso, o terraço possui placas de captação de energia solar e coletores de água da chuva, que é filtrada e armazenada para o uso.