ACONTECE IMOB

NOTÍCIAS

Voltar

Sustentabilidade

Que tal ter descontos de até 20% no valor do IPTU?

No Distrito Federal, um morador poderá receber desconto de 20% no valor no IPTU por projetos sustentáveis em casa.

28/04/2014

No Distrito Federal, um morador poderá receber desconto de 20% no valor no IPTU por projetos sustentáveis em casa. A iniciativa vem de um Projeto de Lei intitulado IPTU Verde. Proprietários de casas ou condomínios que plantam árvores na calçada de casa, reutilizam água da chuva ou criam áreas verdes nos imóveis podem ter descontos que chegam a até 20% no valor anual do imposto.

O objetivo é incentivar os brasilienses a adotarem medidas mais sustentáveis, conscientizando a população da importância da preservação.

Como funciona?

Cada empreendimento ambiental será considerado em uma tabela para descontos e a soma pode chegar a um abatimento total de 20%. Construir ou manter jardins em casa, por exemplo, pode gerar um desconto de 2%, sistema de reuso de água, 3%.  E assim sucessivamente.

Esses descontos valem por um período máximo de cinco anos consecutivos, contados a partir da implantação do sistema ecológico ou a partir da data de publicação da Lei.  O proprietário interessado no benefício deve entrar em contato e informar a Secretaria da Fazenda que utiliza o sistema sustentável e passar por uma fiscalização para ter direito ao desconto.