ACONTECE IMOB

Artigos

Voltar

Abecip certificará agente de crédito

A Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), por meio da Fundação Getúlio Vargas (FGV), começará a aplicar testes de qualificação de crédito a partir deste mês e passará a certificar profissionais que trabalham em diferentes segmentos do mercado de crédito imobiliário. Em evento realizado ontem em São Paulo, o presidente da

26/05/2012

A Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), por meio da Fundação Getúlio Vargas (FGV), começará a aplicar testes de qualificação de crédito a partir deste mês e passará a certificar profissionais que trabalham em diferentes segmentos do mercado de crédito imobiliário.

Em evento realizado ontem em São Paulo, o presidente da entidade, Luiz Antônio França, disse que se torna cada vez mais claro que os profissionais do setor precisam estar tecnicamente preparados para lidar com os diferentes formatos de produtos oferecidos ao público e a investidores, "especialmente aqueles que têm contato direto com a população", disse.

Para ele, a certificação pretende garantir que as informações cheguem da forma mais prudente e claras o possível para quem vai tomar o financiamento à aquisição da casa própria e assim evitar que tomem um endividamento excessivo. Vale lembra que esse foi um fator crucial na formação de bolhas imobiliárias nos Estados Unidos e países europeus e que culminou no estouro da crise de 2008.

"Muitas vezes temos clientes que estão comprometendo boa parte de seu orçamento. A operação de tomada de crédito precisa ser muito bem entendida", disse França.

Segundo ele, a medida segue o mesmo modelo da certificação anunciada em 2003 pela Anbima, associação de entidades do mercado de capitais, num momento em que aumentava o acesso de investidores de varejo a uma maior diversidade de produtos de renda fixa e variável.

A obtenção do selo por meio da Abecip será voluntária e disponível para profissionais de bancos, securitizadoras e companhias hipotecárias, para empresas associadas à entidade ou não, e o certificado será facultativo até o fim do ano que vem. A estimativa é de que, até lá, 20 mil profissionais da área tenham recebido o selo de qualificação.

As provas para obtenção da certificação serão aplicadas em centros da FGV espalhados por todo o Brasil, e deverão analisar conhecimentos sobre o Sistema Financeiro Nacional (SFN), de Habitação (SFH) e de Financiamento Imobiliário (SFI); sobre o Código de Defesa ao Consumidor e sobre a estrutura dos Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI).

A iniciativa anunciada se soma a de outras associações que lidam diretamente com a concessão de crédito para se adequar à resolução nº 3.954 do Banco Central, publicada no fim de fevereiro e que passou a exigir que os integrantes da equipe do correspondente que prestem atendimento em operações de crédito e arrendamento mercantil sejam treinados e avaliados por um exame.

No início de julho a Associação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços ao Consumo (Aneps) adotou um programa de certificação para profissionais que atuam na área de crédito, em parceria com a Associação Brasileira de Bancos (ABBC). A Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi) começou em junho um programa de certificação com suporte técnico do Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração (Inepad), do professor Alberto Borges Matias.