ACONTECE IMOB

Artigos

Voltar

Casa transportável, compacta e que se expande ao toque de um botão já é realidade

A Construção Civil tem recebido alguns projetos inovadores e incríveis nos últimos anos, que prometem revolucionar o setor. Alguns tipos de casas são exemplos disso, como as feitas de containers, que você provavelmente já ouviu falar. Também já temos casas construídas com a tecnologia de impressão 3D.

23/04/2017

A Construção Civil tem recebido alguns projetos inovadores e incríveis nos últimos anos, que prometem revolucionar o setor. Alguns tipos de casas são exemplos disso, como as feitas de containers, que você provavelmente já ouviu falar. Também já temos casas construídas com a tecnologia de impressão 3D (veja nosso artigo sobre o assunto: http://bit.ly/2nOTi3k). Portanto, tecnologia aliada a ideias inovadoras trazem avanços expressivos. No artigo de hoje, vamos tratar de imóveis que podem ser transportados para qualquer lugar e são bem pequenos inicialmente, mas podem se expandir ao simples toque de um botão.

A criação é da Tiny Idahomes, empresa americana especializada em casas sobre rodas, e o modelo criado leva o nome de “Tiny Idahome”. O projeto possui um total de 23 metros quadrados que incluem cozinha, quarto, banheiro e sala. Todos os cômodos são bastante compactos, mas podem aumentar de tamanho bastando apenas que um botão seja acionado.

O telhado desta casa é construído em metal e as paredes interiores são formadas por placas de madeira, mas o projeto pode ser totalmente personalizado: pode ser rebocado e recebr pintura na cor desejada pelo cliente e demais acabamentos variados.

Para que a casa possa aumentar o tamanho de seus cômodos, foram implantadas três estruturas em forma de “A” em trilhos que são alimentados por dois motores elétricos. Além disso, a casa  possui selagem tripla e quatro tanques para armazenagem de esgoto e água não potável separadamente.

A Tiny Idahomes oferece a casa completa, com a estrutura e o projeto design de acordo com a necessidade e os desejos do cliente. Portanto, é possível personalizar a divisão de ambientes e a aplicação dos revestimentos.

Este modelo expansível foi criado recentemente nos Estados Unidos, custa cerca de US$ 68 mil (aproximadamente R$ 212 mil) e tem recebido ampla procura, pois a população norte-americana tem bastante interesse no conceito de casas transportáveis e compactas. Mas, por enquanto o projeto ainda não está pronto para venda, pois precisa passar por pequenos ajustes antes de sua comercialização.

Comparando com o custo de uma casa tradicional, o valor do projeto é bastante competitivo e até menor, em muitos casos, ainda mais considerando a tecnologia e os benefícios inovadores que ele apresenta. E você, o que acha deste tipo de imóvel? Teria interesse em adquirir e morar em uma casa como esta?

Fonte das imagens: Portal Tiny Idahomes (http://www.tinyidahomes.com/)