ACONTECE IMOB

Artigos

Voltar

Concreto inflável: uma nova tecnologia que pode trazer grandes benefícios para a construção civil

A Construção Civil ainda emprega materiais e processos bastante tradicionais e antigos, mas ultimamente os investimentos em pesquisas, inovações e tecnologias têm aumentado. Os principais objetivos dessas iniciativas são a redução de custos e o aumento da eficiência e da produtividade nos mais diversos tipos de obras. Softwares, novos materiais ou equipamentos e novas técnicas construtivas

05/03/2017

A Construção Civil ainda emprega materiais e processos bastante tradicionais e antigos, mas ultimamente os investimentos em pesquisas, inovações e tecnologias têm aumentado. Os principais objetivos dessas iniciativas são a redução de custos e o aumento da eficiência e da produtividade nos mais diversos tipos de obras.

Softwares, novos materiais ou equipamentos e novas técnicas construtivas podem contribuir e muito para ganhos exponenciais no setor. O concreto inflável é uma dessas inovações que têm ganhado cada vez mais atenção e destaque – e merecido.

A técnica empregada neste tipo de concreto foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade TU Wien, na Áustria, e apresentada no início deste ano. A estrutura de concreto inflável usa menos recursos que o sistema convencional e muito menos tempo para construir uma estrutura curva.

Este processo de construção foi denominado de Formação Pneumática de Concreto Endurecido (PFHC). Vários segmentos são dispostos em uma superfície plana. Entre eles são deixados espaços em forma de cunha com o objetivo de fazer com que cada segmento se encaixe perfeitamente quando a estrutura for erguida. Por baixo da estrutura fica uma espécie de colchão de ar composto de duas folhas plásticas soldadas. Enquanto este conclão é inflado, um cabo de aço vai sendo apertado ao redor de cada um dos segmentos de concreto, fazendo com que eles se elevem ao centro e sejam pressionados de fora para dentro. Para se certificar de que todos os segmentos de concreto sejam movimentados em perfeita sincronia, cada um deles está conectado com vergalhões de aço de construção. O resultado final é uma forma sólida e curva, em formato de concha.

Na demonstração realizada desta tecnologia, desde o início do processo até o final, onde o concreto estava curado, o tempo total foi de apenas duas horas! A estrutura construída apresentou 2,90 metros de altura, mas engenheiros como Johann Kollegger, um dos pesquisadores do concreto inflável, afirmam que a técnica, de acordo com seus cálculos, pode garantir construções com até 50 metros de altura.

O concreto inflável ainda está em fase de testes e não há previsão para implantação no mercado, mas é inegável o quanto ele é promissor: essas construções a menor custo e muito menos tempo facilitariam demasiadamente a construção de pontes, túneis, viadutos e edifícios curvos, por exemplo. Enfim, só nos resta aguardar e torcer para que evoluções como esta estejam presentes em nosso dia a dia o quanto antes, não é mesmo?

 (Fonte da imagem: www.engenhariae.com.br)