ACONTECE IMOB

Artigos

Voltar

10 monumentos culturais do mundo imperdíveis!

Veja esta lista com a apresentação de alguns monumentos imperdíveis para conhecer. 

30/01/2018

Inspirado nesta época de férias, o Convênio de Seguros elaborou esta lista com a apresentação de alguns monumentos imperdíveis para conhecer. Seja por sua história, beleza, grandiosidade, complexidade de construção ou pela importância que teve para sua época. São locais que encantam e atraem milhares de visitantes todos os anos!

Torre Eiffel


A Torre Eiffel é o principal símbolo de Paris, capital da França, e um dos monumentos mais visitado do mundo. Ela foi inaugurada em 31 de março de 1889, na Exposição Universal, uma feira internacional que reunia as novidades científicas e culturais da época.

Em 1964, a Torre Eiffel entrou para a lista de monumentos históricos de Paris e hoje é considerada uma obra-prima da engenharia civil e do design arquitetônico.  

Com o design criado por Gustave Eiffel, a construção do monumento durou pouco mais de dois anos e foi realizada com o intuito de celebrar os cem anos da Revolução Francesa (1789-1799). Todos os seus elementos (aproximadamente 18 mil peças) foram preparados em uma fábrica localizada em Levallois-Perret, nos arredores de Paris, e depois montados no local. Nela trabalharam aproximadamente 50 engenheiros e designers, 150 trabalhadores na fábrica e entre 150 e 300 trabalhadores no canteiro de obras.

A Torre Eiffel possui uma altura de 300 metros e, quando foi inaugurada, pesava mais de 7 mil toneladas. Atualmente, estima-se que ela tenha 10 mil toneladas, pois uma reforma em 2009 aumentou a plataforma panorâmica do terceiro andar para permitir um acesso maior de pessoas.   

Taj Mahal 


Localizado na cidade de Agra, na Índia, o Taj Mahal é um suntuoso mausoléu e representa uma das maiores provas de amor do mundo - ele foi construído a pedido do imperador mongol ShahJahan para honrar a memória de sua esposa Aryumand Banu Begam. O imperador e sua esposa foram casados durante 19 anos e ela morreu após dar à luz o 14º filho. 

O palácio mede 580 metros de comprimento por 304 metros de largura e sua construção levou cerca de 20 anos para ser finalizada, contando com o trabalho de mais de 20 mil homens.

Para que o mundo soubesse de seu amor, o imperador queria que o monumento superasse tudo o que existia de belo, por isso, no luxuoso local foram utilizados somente materiais nobres: mármore branco e pedras preciosas, tais como jade, ametista, safira, turquesa, lápis-lazúli e cristal.

O Taj Mahal possui ainda um belo jardim em seu entorno com um imenso espelho d’água que reflete a construção. Além de uma mesquita, uma casa de hóspedes e uma tumba onde estão enterrados o corpo do imperador e o de sua esposa.

Estátua da Liberdade


Com quase 93 metros de altura e 225 toneladas, a Estátua da Liberdade ou A Liberdade Iluminando o Mundo é um dos principais cartões postais de Nova York e um ícone da liberdade do povo – representado pelo fogo da tocha erguida pela mulher. 

Localizada em uma ilha próxima ao porto como um símbolo de boas-vindas aos imigrantes que chegam do exterior, ela possui gravado em seu pedestal um poema do The New Colossus com a mensagem “Mandai-me os sem abrigo, os arremessados pelas tempestades, pois eu ergo o meu farol junto ao portal dourado”.

Além disso, em sua coroa existem 25 janelas que simbolizam as joias encontradas naquelas terras e 7 raios que representam os sete continentes e os sete mares do mundo. 

A estátua foi um presente da França para os Estados Unidos em comemoração ao centenário da independência norte-americana, comemorado no ano de 1876.  

Ela foi construída na França em junho de 1884 e desmontada em 350 peças que foram embaladas e enviadas em uma fragata francesa até os Estados Unidos, chegando ao seu destino um ano depois. No entanto, ela só foi inaugurada no dia 28 de outubro de 1886, pois foram necessários vários meses para que o pedestal fosse construído e o monumento montado em seu devido lugar.

Muralha da China 


A Muralha da China, também conhecida como a Grande Muralha é um dos pontos turísticos mais visitados do oriente e a maior construção do mundo. Esta imensa obra arquitetônica possui aproximadamente 8.851,8 quilômetros de extensão, 7,5 metros de altura e 3,75 metros de largura.   

Ela começou a ser construída por volta do ano de 220 a.C, durante a época Imperial da História da China, para proteger o país contra a invasão dos povos do Norte. No entanto, só foi finalizada no século XVI por volta de 1568 (quase dois mil anos depois), durante a Dinastia Ming.

A Muralha da China não é um muro único e contínuo - foi construída em segmentos com diferentes materiais (pedra, tijolo, terra batida, madeira entre outros) e características dependendo da região. Mais de um milhão de homens trabalharam em sua construção, sendo que entre 250 mil e 300 mil trabalhadores morreram em decorrência das condições de trabalho.

Ao contrário do que já foi divulgado por muitos, ela não pode ser vista do espaço a olho nu, mesmo que o observador esteja na órbita mais baixa da Terra, pois, ela é muito estreita e foi construída com blocos de pedra cuja cor se assemelha à do solo. 

Cristo Redentor 


Um dos principais cartões-postais do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor é um dos pontos turísticos mais visitados do Brasil e também uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

Localizado no Morro do Corcovado, a 710 metros do nível do mar, no Parque Nacional da Tijuca, sua construção levou 5 anos para ser concluída (1926-1931) e sua inauguração contou com a presença de peregrinos do mundo todo.

O Cristo Redentor é feito de concreto armado e pedra-sabão - escolhida por suas qualidades duradouras e facilidade de uso - e a imagem encontra-se de braços abertos, formando uma cruz. Possui uma altura total de 38 metros, sendo 30 da estátua e oito do pedestal,  o equivalente a um edifício de 13 andares, pesando 1.145 toneladas. Além disso, a área de cada braço possui 88 metros quadrados e o seu pé mede 1,35 metros.

Ópera House 


Um dos edifícios mais bonitos e famosos do século XX, a casa da Ópera de Sidney é também conhecida como Teatro de Sidney e considerada um dos maiores centros de artes cênicas do mundo.

Inaugurado em 20 de outubro de 1973, o local cobre 1,8 hectares de terreno, tem 183 metros de comprimento e 120 metros de largura em seu ponto mais amplo. É suportado por 588 pilares de concreto, submersos na profundidade de 25 metros abaixo do nível do mar. 

A construção da Ópera levou 14 anos para ser concluída e conta com um projeto arquitetônico expressionista e moderno. A sua estrutura assemelha-se a uma série de conchas, fabricadas em concreto pré-moldado, revestidas com azulejos e detalhes em vidro e em granito. 

A majestosa construção possui cerca de 1000 divisões, incluindo cinco teatros, cinco estúdios de ensaio, dois auditórios, quatro restaurantes, seis bares e numerosas lojas de recordações.

Sagrada Família


Localizada na cidade de Barcelona, a Sagrada Família é o monumento mais visitado da Espanha e uma das obras arquitetônicas mais impressionantes e espetaculares do mundo.

Embora não esteja terminada, é uma construção exuberante. Ela foi idealizada pelo arquiteto Antonio Gaudí e sua construção teve início em 1882 e a previsão para o término da obra é o ano de 2026. No entanto, sua finalização é incerta, uma vez que depende das doações e valores arrecadados com os ingressos para visitação. Quando estiver pronta, terá 170 metros de altura, 18 torres e será a igreja mais alta do mundo. 

Seu exterior é composto por três diferentes fachadas: a Fachada do Nascimento, que é dedicada ao nascimento de Cristo; a Fachada da Paixão, que retrata a crucificação de Cristo; e Fachada da Glória, que representa a morte, o juízo, a glória e o inferno.

Já o seu interior possui inspiração nas formas da natureza e conta com belíssimos vitrais coloridos que proporcionam um espetáculo de luzes naturais. 

Pirâmides do Egito 


Uma das sete maravilhas do mundo antigo, as Pirâmides de Gizé, denomidas de Quéops, Quéfren, e Miquerinos foram construídas por volta de 2.700 anos a.C e até os dias atuais permanecem praticamente intactas. 

As pirâmides são um dos monumentos mais famosos do mundo e tinham por obrigação acolher e resguardar o corpo do faraó mumificado e seus bens materiais – joias, utensílios de uso pessoal e outros objetos.

A maior das pirâmides é a do faraó Quéops, com 138 metros de altura, cobrindo 52,9 mil metros quadrados de superfície. Ela é conhecida como a "Grande Pirâmide" e é revestida com pedra calcária polida.

Estima-se que foram empregados mais de 100 mil homens ao longo de 20 anos para a construção destes misteriosos monumentos. No entanto, não se sabe ao certo como elas foram construídas, uma vez que os blocos utilizados como material de construção pesavam cerca de três toneladas.

Coliseu de Roma 


Oficialmente denominado como Anfiteatro Flaviano, o Coliseu é o maior e mais famoso símbolo do Império Romano - testemunha do poder e esplendor de Roma na época. Ele foi utilizado para lutas de gladiadores, simulações de caça envolvendo animais ferozes e exóticos e batalhas navais. 

O Coliseu tem 48,5 metros de altura, o equivalente a um prédio de 12 a 15 andares. Com forma elíptica, ele mede 189 metros no maior de seus eixos e 156 metros no menor. Sua capacidade é estimada em torno de 70.000 pessoas. 

Sua construção levou 8 anos (de 72 d.C até 80 d.C) para ser concluída e teve a utilização de mármore travertino, blocos de tufa, concreto, areia, etc. Além disso, foram utilizadas várias técnicas de engenharia inacreditáveis para o período, tais como: sistema teatral subterrâneo, com guinchos, rampas e armadilhas, para elevar os animais e os gladiadores ao térreo e apresentá-los para a multidão. Além de máquinas de paisagem que modificavam o cenário de acordo com o espetáculo. 

Acrópole de Atenas


A Acrópole de Atenas é conhecida como "a rocha sagrada" e considerada uma joia da Grécia clássica. Além disso, é um dos pontos turísticos mais visitados do país.

Na Grécia Antiga, a Acrópole era construída no ponto mais alto da cidade de Atenas (uma colina rochosa de 150 metros de altitude) e representava um papel muito importante para a população: servia como refúgio para os habitantes no momento de ataques militares dos inimigos e era utilizada como sede administrativa, cultural e religiosa. 

O conjunto arquitetônico da Acrópole Grega começou a ser construído por Péricles no século V a.C., sendo formado por três templos (Templo de Athena Nike, Templo Erechtheion e Templo de Parthenon) dois teatros (Teatro Herodes Atticus e Teatro Dionísio) e um pórtico monumental na entrada (Propileus).

O Templo de Parthenon, dedicado à Deusa Atena, é a atração mais famosa do local e um dos monumentos mais característicos da civilização da Grécia antiga. Ele foi construído em mármore com oito colunas nos fundos e 17 em cada lado, entre os anos de 447 a.C. e 432 a.C (duração de 15 anos). Na ocasião, foi construído para abrigar uma escultura da deusa com 12m de altura, coberta de marfim e ouro.

Você já teve o prazer de conhecer algum destes monumentos?