ACONTECE IMOB

Artigos

Voltar

Dicas de filmes sobre construção

Se você é engenheiro ou um amante da construção, pode preparar a pipoca, pois apresentaremos abaixo uma lista com filmes imperdíveis tendo construções como tema principal ou pano de fundo para você curtir neste e nos próximos finais de semana!

10/07/2017

Se você é engenheiro ou um amante da construção, pode preparar a pipoca, pois apresentaremos abaixo uma lista com filmes imperdíveis tendo construções como tema principal ou pano de fundo para você curtir neste e nos próximos finais de semana!

1. A ponte do Rio Kwai (1957)

Este filme tem nada menos do que sete estatuetas do Oscar e é uma produção de David Lean (1908-1991), diretor inglês responsável por grandes obras primas, como: “Desencanto”, “Grandes Esperanças”, “Lawrence da Arábia”, “A Filha de Ryan” e “Passagem para Índia”. “A Ponte do Rio Kwai” é considerado um dos melhores filmes de guerra de todos os tempos. Ele acontece no meio da selva da Tailândia e aborda, de uma maneira brilhante, diversas tensões que surgem entre seus personagens. O filme é na verdade uma versão da construção da ponte da “ferrovia da morte” sobre o Rio Kwai, na Tailândia, que aconteceu durante a Segunda Guerra mundial. A estrutura acabou sendo bombardeada durante o conflito, mas existe até hoje. 



2. Inferno na Torre (1974)

Este longa metragem recebeu oito indicações ao Oscar e vencer em três delas. A trama aborda o maior arranha-céu do mundo – com 138 andares de residências, escritórios, um restaurante e um heliporto - pegando fogo e fazendo com que sua trama metálica se torne uma armadilha mortal. No dia da festa de inauguração do edifício, um arquiteto descobre que as especificações das instalações elétricas não foram seguidas e que o prédio corre risco de sofrer curtos-circuitos, mas é tarde demais e o pior acontece. Durante o incêndio, os convidados que estão nos andares mais altos acabam ficando aprisionados. Ao longo do filme, podemos acompanhar seus personagens em ato heroicos e também terríveis perdas humanas. 



3. Os Pilares da Terra (2010)

Este filme é baseado no best-seller homônimo de Ken Follet. É uma minissérie com oito episódios e que também está disponível no formato de três filmes. A trama fala sobre o bem e o mal, conflitos, intrigas, violência e também beleza. A história acontece durante o século XII e retrata as dificuldades e os jogos de poder em torno da construção de uma magnífica catedral na cidade de Kingsbridge, na Inglaterra.

Um personagem importante e que merece sua atenção é Tom. O filme apresenta como ele aprende o ofício de se tornar um construtor e a forma com que transmite seus conhecimentos acerca da profissão adiante.



4. A Origem (2010)

Trazendo Leonardo DiCaprio como protagonista, este filme precisa entrar para sua lista! Foi indicado ao Oscar em oito categorias e venceu quatro delas. A história trata de um habilidoso ladrão que se especializa na perigosa arte da extração de segredos valiosos localizado nas profundezas do inconsciente humano. Este roubo de informações é feito durante o sono com sonhos das pessoas, quando a mente está mais vulnerável. Se tornando uma peça fundamental no mundo da espionagem industrial, o protagonista tem a tarefa de obter o inverso do que está acostumado ao fazer: plantar uma ideia na mente de uma vítima ou invés de roubar uma. Para isso, ao longo do filme, cenários inteiros precisam ser construídos a partir apenas da criatividade da mente, o que é conseguido com a ajuda de uma estudante de Arquitetura que é recrutada para construir os cenários desses sonhos, descritos como labirintos.



5. Elefante Branco (2012)  

Este filme é protagonizado pelo famoso Ricardo Darín em uma história que aborda os problemas habitacionais da população mais pobre por meio da trajetória de dois sacerdotes que sobrevivem a uma tentativa de assassinato e depois disso passam a desenvolver um importante trabalho social. Toda a trama acontece em torno de um edifício gigantesco na periferia de Buenos Aires, que foi projetado nos anos 1920 para ser o maior hospital da América Latina, mas acabou se tornando uma imensa ocupação habitacional repleto de violência e miséria.






Hora da pipoca!

Pronto, agora é só escolher por qual destes filmes incríveis começar e preparar a pipoca. Boa diversão!

Fonte das imagens: Saraiva (http://busca.saraiva.com.br)