ACONTECE IMOB

Artigos

Voltar

LONA DE CONCRETO: UMA TECNOLOGIA VERSÁTIL E INOVADORA!

A Lona de Concreto é uma alternativa inovadora para a indústria da construção civil. Utiliza material flexível e leve, semelhante à lona, mas quando molhado, endurece e se torna concreto e, por suas características, pode ser utilizada como tenda ou abrigo.

20/10/2017

A Lona de Concreto é uma alternativa inovadora para a indústria da construção civil. Utiliza material flexível e leve, semelhante à lona, mas quando molhado, endurece e se torna concreto e, por suas características, pode ser utilizada como tenda ou abrigo.

O material começou a ser desenvolvido em 2004 pelos engenheiros britânicos Peter Brewin e Will Crawford. Sua composição final possui um tipo de concreto seco imprensado entre tecidos. Do lado de fora, há um revestimento de fibras porosas, com partículas de cimento e do lado de dentro, uma camada plástica de PVC para garantir que a lona seja à prova d’água.

Esta tecnologia foi inicialmente projetada para uso militar pois os sacos de areia nas barricadas resistiam muito mais aos tiros quando passaram a ser protegidos pela lona. Posteriormente, o material passou a ser distribuído em áreas com carência de infraestrutura e de refugiados, como uma forma rápida e segura de abrigo.

Seus criadores perceberam que, por ser um material resistente e totalmente à prova d’água, também poderia ser útil para a construção civil. Além do mais, por ser bastante flexível (antes de ser molhado), a lona de concreto pode ser moldada na forma que se desejar, o que amplia suas possibilidades de uso. Sendo assim, o material começou a ser utilizado como forro em diversas situações: para proteção de encostas de morros, para valas de drenagem e em terraplanagens. 

Além de versátil, a lona de concreto é bastante resistente – ela é capaz de suportar impactos, fissuras e até mesmo erosões químicas!

A tenda é entregue em embalagem lacrada a vácuo e à prova d’água. É inflável e pode ser montada por duas pessoas sem qualquer treinamento especifico e em pouco tempo, cerca de uma hora a  duas horas. Depois que o material está posicionado, basta umedecê-lo e um ambiente de 25m² a 50m² está pronto para ser utilizado, com isolamento térmico e em menos de 24 horas! A estrutura pode inclusive ser perfurada para receber portas, janelas e instalações elétricas e hidráulicas, de acordo com o uso que se fará dela. 

Com relação ao preço, o material é relativamente caro, uma vez que a lona de concreto ainda não possui fabricação em larga escala: cerca de R$ 25 mil reais por unidade. 

E você, o que achou deste material? Acha que vale o investimento? Consegue imaginar diferentes usos para ele?

Fonte da imagem: Portal Pequenas Empresas Grandes Negócios (https://glo.bo/2txyCAN)