ACONTECE IMOB

Artigos

Voltar

Os 5 edifícios mais altos do Brasil

O Brasil tem investido na concepção dos chamados edifícios super altos, desde a qualidade dos insumos e dos materiais empregados nas construções, até os softwares para projetar, planejar e gerir as obras. Prédios com altura acima de 150 metros, por exemplo, exigem muitas especificidades em projetos hidro sanitários, elétricos e contra incêndio. Para isso, tecnologia precisa ser

18/05/2017

O Brasil tem investido na concepção dos chamados edifícios super altos, desde a qualidade dos insumos e dos materiais empregados nas construções, até os softwares para projetar, planejar e gerir as obras.

Prédios com altura acima de 150 metros, por exemplo, exigem muitas especificidades em projetos hidro sanitários, elétricos e contra incêndio. Para isso, tecnologia precisa ser o primeiro item na lista das construtoras que querem desbravar esse mercado de grandes arranha-céus. Desde o projeto do modelo estrutural até a execução vão-se muitas horas de planejamento, análise, ajustes e testes, além é claro de materiais especiais e engenheiros bastante experientes.

Até o final do ano de 2022, Balneário Camboriú, em Santa Catarina, abrigará os cinco edifícios mais altos do Brasil, todos voltados exclusivamente para uso residencial, enquanto ao redor do mundo são as construções de uso misto que predominam – elas acomodam residências, mas também hotéis e áreas comerciais.

De acordo com Rafael Possobon, engenheiro e vice-presidente de tecnologia inovadora e sustentabilidade do SindusCon de Balneário Camboriú, os edifícios super altos são o futuro das cidades, pois reduzem o impacto ambiental, uma vez que aproveitam o máximo do potencial de construção dos terrenos.

Vamos agora conhecer um pouco mais sobre os cinco edifícios mais altos do Brasil.

1)   Millennium Palace – Balneário Camboriú 

O Millennium Palace fica com o título de edifício mais alto do Brasil, com 177,3 metros de altura e 52 andares. O prédio fica localizado na área central da praia de Balneário Camboriú, em Santa Catarina e foi inaugurado em 2014, superando a hegemonia do edifício Mirante do Vale, em São Paulo, que foi por quarenta e oito anos o prédio mais alto do Brasil.

2)  Mirante do Vale (Palácio W. Zarzur) – São Paulo

Localizado no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, o Edifício Condomínio Mirante do Vale apresenta 170 metros de altura, 51 andares e 12 elevadores. É um edifício misto, parte residencial e parte comercial. Foi inaugurado em 1960 e perdeu a primeira posição do ranking recentemente, depois de longos anos literalmente no topo.

3) Edifício Itália – São Paulo

O edifício Itália (ou Circolo Italiano) conta com majestosos 165 metros de altura, 46 andares, 19 elevadores e um restaurante no terraço. O prédio foi construído por colonos italianos e finalizado em 1965 e está localizado na Praça da República, em São Paulo. O prédio é bastante visitado devido à vista privilegiada que proporciona da cidade.

4) Villa Serena Torre A e B – Balneário Camboriú/SC

Consistem em duas torres residenciais de luxo, construídas em Balneário Camboriú, no ano de 2012. Ambas as torres medem 164 metros de altura e 46 andares cada.

5) Rio Sul Center – Rio de Janeiro

Este é o maior edifício do Rio de janeiro e fica no bairro do Botafogo. Foi construído em 1982 e possui um total de 163,1 metros de altura, com 48 andares de escritórios e fica sobre um dos principais shoppings da cidade, o Rio Sul Shopping.

Como pudemos ver, os prédios mais altos do Brasil atualmente estão concentrados nas regiões Sul e Sudeste. No entanto, esta lista vai mudar a partir de 2022, quando os cinco maiores edifícios já construídos estarão localizados em Curitiba, que será líder absoluta deste ranking. Além de impressionantes, essas construções despertam a atenção e oferecem vistas de tirar o fôlego a partir de seus últimos andares. E você, já teve a oportunidade de ir a algum desses prédios?

- Fonte das imagens 1, 2, 3, e 5: Wikipedia 
(https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_arranha-c%C3%A9us_do_Brasil)

- Fonte da imagem 4: Portal de notícias da Band 
(http://noticias.band.uol.com.br/cidades/noticia/100000616807/santa-catarina-tera-o-maior-predio-residencial-do-brasil.html)