ACONTECE IMOB

Artigos

Voltar

PROBLEMAS DE COMUNICAÇÃO QUE PODEM ATRAPALHAR SUA OBRA

A comunicação impacta diretamente o dia a dia das empresas. A forma pela qual as pessoas se expressam, o excesso ou a falta de informação e a distorção das mensagens são alguns dos principais problemas. 

10/09/2017

A comunicação impacta diretamente o dia a dia das empresas. A forma pela qual as pessoas se expressam, o excesso ou a falta de informação e a distorção das mensagens são alguns dos principais problemas. 

Para que possam realizar suas atividades, as pessoas precisam se comunicar dentro das organizações. Por isso, uma boa comunicação é a base para manter a harmonia e garantir que tudo seja realizado dentro do planejado. Uma comunicação bem sucedida é aquela que entrega a mensagem de maneira precisa, simples e objetiva. Comunicar é mais que apenas falar, significa incluir todos no caminho do mesmo objetivo.

Sendo assim, confira a seguir os três maiores problemas de comunicação que podem ocorrer na sua construção e veja como revertê-los:

01. Excesso de informação

Todos os dias somos bombardeados com uma série de informações, não é mesmo? E isso também ocorre no ambiente do trabalho. Temos muito conteúdo disponível, mas será que é preciso falar tudo para todos? Nem sempre. Muitas vezes, compartilhar informações demais com sua equipe pode significar uma dificuldade em priorizar o que é realmente relevante para cada um. Além disso, o excesso de informações acaba tirando o foco do que é realmente importante e os seus funcionários perdem tempo tentando compreender e absorver tudo desnecessariamente.

Portanto, comece classificando as informações de acordo com sua importância e relevância para cada grupo de pessoas. O que cada um precisa saber? Depois disso, pense na forma e quantidade de dados que cada pessoa ou grupo precisa receber. Fazendo desta forma, o processo se torna mais simples e eficaz. Depois, é claro, abra espaço para as equipes tirarem dúvidas e esclarecerem o que entenderam. Esta pode ser uma oportunidade para você reforçar a mensagem que deseja passar ou evitar ruídos nesta comunicação.

2. Falta de informação

Outro problema que pode acontecer quando se está selecionando o que transmitir a seus funcionários é limitar demais as informações transmitidas ou mesmo quem pode ter acesso a elas. Isso fará com que as pessoas não saibam o que precisam e isso pode impactar diretamente nas atividades e até mesmo na segurança das equipes de trabalho.

Por isso, é importante não centralizar as informações e fazer uma lista do que se tem a comunicar e depois quem precisa saber do que. Desta forma, será mais fácil saber se os grupos certos estão recebendo a quantidade ideal de dados de que precisam.

3. Informações distorcidas

O famoso telefone sem fio também é um problema muito comum e que pode ser bastante grave. Se não houver uma forma integrada, simples e clara de comunicação, a possibilidade de acontecer erros de interpretação e a propagação de informações erradas é enorme.

Para evitar que isso aconteça, o gestor precisa se comunicar com palavras simples e objetivas, para todos da equipe ao mesmo tempo, para evitar que uma pessoa tenha que passar a informação ao outro – o que pode fomentar exatamente o telefone sem fio.

No momento da comunicação, para evitar ruídos na compreensão, também é importante usar termos claros para todos e reduzir o emprego de palavras abstratas, jargões ou frases que podem ter dupla interpretação. Para garantir que a mensagem correta foi transmitida, o gestor pode ainda solicitar que as pessoas descrevam o que entenderam. Assim, ele saberá exatamente o que foi assimilado e se está de acordo ou não com o que desejava comunicar. 


Além disso, a forma com que se fala também é muito importante. O gestor não pode ser um locutor intimidador, por exemplo. É preciso esclarecer todas as dúvidas que possam surgir e ainda encorajar as pessoas para que se sintam à vontade para perguntar quando não compreenderem uma determinada mensagem. Somente assim será estabelecida uma relação de confiança e uma boa comunicação entre todos, fazendo do ambiente da obra um lugar tranquilo e harmonioso para que o planejamento da construção seja seguido.