ACONTECE IMOB

Artigos

Voltar

Retrospectiva da Construção Civil 2016

Como pudemos vivenciar, o ano de 2015 foi bem ruim, senão um dos piores da história do Brasil para a Economia e também para a Construção Civil. Já 2016 foi um período de pequenas melhoras, uma leve recuperação, mas nem perto do ritmo que era esperado. Segundo a pesquisa mensal da Confederação Nacional das Indústrias

10/12/2016

Como pudemos vivenciar, o ano de 2015 foi bem ruim, senão um dos piores da história do Brasil para a Economia e também para a Construção Civil. Já 2016 foi um período de pequenas melhoras, uma leve recuperação, mas nem perto do ritmo que era esperado.

Segundo a pesquisa mensal da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), em outubro a “Atividade da Construção” diminuiu em relação ao mês de setembro, o que gerou um acúmulo de quedas em três meses seguidos.

Analisando todos os dados e resultados dessa pesquisa da CNI, podemos constatar que a atividade da construção estava em baixa no começo de janeiro, porém teve um crescimento leve até julho. Mas, nos meses seguintes – agosto, setembro e outubro - a atividade do setor voltou a registrar queda. E o cenário ainda não é otimista até este momento.

No balanço geral do ano, os resultados da Construção se mantiveram negativos, infelizmente. O que mostra um claro pessimismo ainda presente no setor.

Este cenário apresentado pelo mercado da construção civil no Brasil consolida nossa percepção de que a Economia do Brasil ainda sofre e, é claro, vai se recuperar, mas talvez ainda demore um pouco mais do que gostaríamos.