ACONTECE IMOB

Artigos

Voltar

SEGURANÇA HÍDRICA, UM ASSUNTO IMPORTANTE!

Um dos grandes desafios da humanidade para este século é o cuidado e preservação da água, por isso, a Segurança hídrica se torna um assunto muito importante para todos.

05/08/2017


Um dos grandes desafios da humanidade para este século é o cuidado e preservação da água, por isso, a Segurança hídrica se torna um assunto muito importante para todos. A água é um bem precioso, sem o qual não existe vida. 

Claramente é possível observar, principalmente nas grandes cidades, a escassez e a perda gradual da qualidade das nossas águas e todos devem adquirir a consciência de que a água é um recurso finito e escasso, que precisa ser preservado. 

Quanto mais informações as pessoas tiverem, mais perceberão a relevância da água para a vida, a saúde e o desenvolvimento humano. Assim, seminários e eventos relacionados a este tema são muito importantes, uma vez que contribuem para este objetivo apresentando profissionais e especialistas que alertam sobre os riscos iminentes da falta de água, a importância da boa gestão dos recursos hídricos e de como os municípios, empresas e cada um de nós podem ajudar neste cenário. 

É preciso lembrar que muitas atitudes, embora pareçam muito simples, contribuem e muito para que cada um faça a sua parte nesta luta pela preservação da água. 

Veja abaixo alguns exemplos que precisamos praticar diariamente: 
- Tome banhos mais curtos; 
- Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes e abra apenas quando necessário; 
- Cuidado com vazamentos: chuveiros pingando, torneiras mal rosqueadas e canos furados podem causar grandes desperdícios; 
- Não lave a calçada: varrer é a melhor opção e não gera desperdício; 
- Sempre que possível, reaproveite a água: você pode guardar em baldes a água da máquina de lavar ou a água da chuva, por exemplo, e utilizá-la para lavar quintais, dar descarga, etc. 

Preocupar-se com a preservação da água é o primeiro passo para a gestão eficiente deste recurso e se cada um fizer a sua parte, grandes e positivas mudanças ocorrerão para preservar este recurso essencial.

Segurança hídrica é um assunto de responsabilidade de todos!