ACONTECE IMOB

Artigos

Voltar

Sensores vestíveis: uma inovação tecnológica a favor da segurança

Com o passar do tempo, a cada dia vão surgindo novas tecnologias, técnicas e invenções que transformam as atividades do nosso dia a dia e contribuem expressivamente para o progresso. Muitos desses mecanismos inovadores vêm contribuindo grandemente para a construção civil, ajudando na redução de tempo e custos, aumentando a segurança dos trabalhadores e também

05/04/2017

Com o passar do tempo, a cada dia vão surgindo novas tecnologias, técnicas e invenções que transformam as atividades do nosso dia a dia e contribuem expressivamente para o progresso. Muitos desses mecanismos inovadores vêm contribuindo grandemente para a construção civil, ajudando na redução de tempo e custos, aumentando a segurança dos trabalhadores e também melhorando a qualidade das obras, por exemplo. Este artigo trata de uma inovação que acabou de chegar ao mercado, mas que promete revolucionar: os sensores vestíveis.

Trata-se de sensores inteligentes que já estão sendo utilizados por algumas empresas nos Estados Unidos. Esses dispositivos são colocados nas roupas, capacetes e acessórios, por exemplo, dos trabalhadores para obter ganhos em segurança.

Quando instalados nos capacetes, por exemplo, esses sensores avisam quando acontece algum impacto. Há também os relógios de pulso, que atuam monitorando a temperatura corporal da pessoa e, por meio desse controle, evitam a exaustão térmica. Também é possível colocá-los nos arreios como forma de controlar o número de pessoas atuando em uma determinada estrutura. É emitido um sinal de alerta em caso de uma queda súbita.

Tanto quanto é promissora, esta tecnologia vestível é tão recente que ainda não temos muitas informações sobre ela. Mas já é possível ter uma dimensão das possibilidades de seu uso para aumentar o controle e a segurança dos trabalhadores em campo e evitar que acidentes aconteçam ou mesmo acelerar o processo de socorro, no caso de uma ocorrência.

 (Fonte da imagem: Portal CMF Construções - http://cmfconstrucoes.com.br/2016/12/inovacao-na-construcao-civil/)