ACONTECE IMOB

NOTÍCIAS

Voltar

CBIC Hoje

Entidades propõem criação de Grupo de Trabalho sobre construção sustentável

O Side Event “Construção Sustentável – Desafio de pensar o futuro das cidades”, que será realizado no domingo, dia 17, durante Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio + 20, vai reunir diversos especialistas que debaterão sobre o tema.

19/06/2012

O Side Event “Construção Sustentável – Desafio de pensar o futuro das cidades”, que será realizado no domingo, dia 17, durante Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio + 20, vai reunir diversos especialistas que debaterão sobre o tema. O painel será realizado das 15h30 às 17h, na sala P3-A (sala A do Pavilhão 3), no Rio Centro. Clique aqui para acessar o mapa do local.

Os debatedores serão: Paulo Safady Simão, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC); Marcelo Takaoka, presidente do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS); Marina Grossi, presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), e Dan Hoornweg, especialista do Banco Mundial em Cidades Sustentáveis e Edson Yabiku, arquiteto da Foster + Partners. Durante o side event, a CBIC, o CBCS, a Cica, a FIIC e o CBEDS proporão a criação de um Grupo de Trabalho sobre Construção Sustentável a ser coordenado pelo UNEP (United Nations Environment Programme).

O objetivo é implementar conceitos, indicadores e metas para o setor da construção relativos ao uso de recursos naturais, à eficiência energética e à redução das emissões de gases de efeito  estufa.

A proposta de criação desse Grupo de Trabalho integra um documento que será firmado oficialmente por essas organizações e entregue às autoridades brasileiras e representantes da ONU presentes à Rio + 20. O documento ressalta o papel estratégico que o setor da Construção e sua extensa cadeia produtiva ocupam no desenvolvimento de todos os países do mundo.

Estabelece que, para alcançar Metas de Desenvolvimento Sustentável na Construção será necessário integrar as ações de governos, empresas e demais instâncias da sociedade civil.

O Grupo de Trabalho sobre construção sustentável que está sendo proposto à ONU contaria com uma representação geográfica equilibrada e teria um ano, a partir da nomeação de seus integrantes, para conclusão da primeira fase do projeto e difinição do cronograma para as fases seguintes.

Fonte: CBIC