ACONTECE IMOB

NOTÍCIAS

Voltar

CBIC Hoje

Inovação tecnológica: pesquisadores desenvolvem concreto autorregenerante

Pesquisadores da Universidade de Northumbria, no Reino Unido, adicionaram à mistura de construções esporos da bactéria Bacilli megaterium, encontrada em solos extremamente alcalinos – como o cimento.

13/09/2012

Pesquisadores da Universidade de Northumbria, no Reino Unido, adicionaram à mistura de construções esporos da bactéria Bacilli megaterium, encontrada em solos extremamente alcalinos – como o cimento. Esporo é uma forma inativa que a bactéria usa para sobreviver na ausência de água. Mas basta mantê-lo num meio úmido para voltar à ativa. De acordo com a nota divulgada na Revista Super Interessante de agosto de 2012, intitulada “Concreto autorregenerante – Choveu, tá novo”, os pesquisadores misturaram cimento, areia, ureia, levedura, minerais e uma pitada de bactérias e criaram um concreto que vai se recuperar sozinho após a primeira rachadura.

De acordo com os pesquisadores, da mesma forma em que as bactérias voltam à ativa num meio úmido, fatalmente a água vai entrar pelo concreto, ressuscitando os bacilos. É aí que uma característica muito especial da megaterium entra em ação: ela se alimenta da levedura, da ureia e do cálcio presentes na mistura de concreto. Depois, excreta a calcita – o tipo de cristal de carbonato de cálcio de que são feitas as estalactites. Assim, são preenchidas não apenas rachaduras, como também toda a superfície do prédio, que se torna mais impermeável. São pesquisas como essa que o Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade pretende contemplar nesta 19ª edição.

Idealizado pela Comissão de Materiais, Tecnologia e Qualidade (Comat) da CBIC, os interessados têm até o dia 31 de outubro para efetuar suas inscrições. As categorias do prêmio são: Novos Materiais; Sistemas Construtivos; e Pesquisas. Empresas, pesquisadores, profissionais e estudantes do setor da construção podem participar do prêmio, considerado um dos mais importantes da categoria. O prêmio disponibiliza um acervo de cerca de 350 trabalhos catalogados em seu site. Os interessados em conhecer, pesquisar e colocar inovação em prática podem acessá-lo no site da CBIC. Mais informações sobre o prêmio e como efetuar sua inscrição estão disponíveis no site da CBIC, no banner do Prêmio. Podem participar empresas, pesquisadores, profissionais e estudantes do setor da construção civil. Informações pelo telefone (61) 3327-1013 e e-mail comat@cbic.org.br.

Fonte: CBIC