ACONTECE IMOB

NOTÍCIAS

Voltar

CBIC Hoje

Rio + 20: Edson Yabiku destaca inovações pensadas para a cidade zero carbono

Ingressar em um carro elétrico, sem motorista, apertar um botão e ser levado ao endereço de seu interesse.

20/06/2012

Ingressar em um carro elétrico, sem motorista, apertar um botão e ser levado ao endereço de seu interesse. A ideia não será aplicada em larga escala, mas é uma das inovações pensadas para Masdar, em Abu Dhabi, conhecida como a cidade zero carbono, que foram apresentadas pelo arquiteto brasileiro Edson Yabiku, que trabalha para o escritório Foster & Partners.

“Achávamos que o preço cairia com a demanda, mas isso não ocorreu. Não será viável implementá-lo em larga escala, mas haverá um sistema de carros elétricos, dirigidos por pessoas”, contou Edson.

Mas eles serão apenas uma alternativa em Masdar, cujo conceito principal é ser uma cidade de pedestres e não de carros. “As pessoas precisam comprar pão, por exemplo, sem ter a necessidade de usar o carro. Queremos proporcionar amenidades e provê-las de meios de transporte que não tornem os carros mais necessários”, explica Edson.

Masdar é fruto de um concurso criado pelo governo de Abu Dhabi. Para buscar realizar uma cidade carbono zero em pleno deserto, o escritório Foster & Partners foi aliou novas tecnologias e conceitos ao estudo das antigas cidades das zonas áridas. “Notamos que as ruas eram apertadas para produzir sombra e permitir que as pessoas caminhassem. Também buscamos materiais com pouca necessidade de manutenção externa, como nas aldeias antigas, e o uso de sistemas inteligentes para refrigeração interna, o que reduz consideravelmente a demanda de energia”, afirmou Edson Yabiku.

Fonte: CBIC