ACONTECE IMOB

Artigos

Voltar

Não caia em armadilhas na hora de calcular o custo para financiar uma obra

Veja por que é importante levar em consideração o Custo Total do Crédito nas suas operações de financiamento à produção.

14/07/2018

O custo de uma operação de crédito para financiar a construção de unidades imobiliárias pode conter uma série de armadilhas, por isso é importante estar atento na hora de escolher o melhor negócio para viabilizar um empreendimento. Pode ocorrer de a proposta financeira que apresenta juros baixos estar se compensando na exigência da contratação de seguros a custos muito acima do mercado.


Uma das dicas é sempre prestar atenção ao custo final da operação de crédito, incluindo encargos, tributos, contrapartidas, taxas e outras despesas de responsabilidade do cliente – mesmo que relativas ao pagamento de serviços de terceiros contratados pela instituição. No caso de uma operação de crédito à produção, a despeito de taxa de juros, condições de pagamento ou valor da parcela o que interessa mesmo é o quanto, no final da transação, terá sido tomado em crédito e quanto você terá desembolsado até a liquidação da dívida.


Uma questão importante a observar é a prática proibida de venda casada. A negociação não pode condicionar a liberação de crédito à contratação de outros produtos da instituição – o seguro, por exemplo. Saiba que é um direito do cliente escolher onde quer garantir sua tranquilidade e bens dados em garantia da dívida.


Proibida pelo artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor e por uma resolução do Banco Central, a venda casada é passível de punição que pode variar entre 0,1% e 20% do faturamento bruto das empresas que tiverem tal prática comprovada. Caso a instituição financeira condicione a liberação do crédito à contratação de seguros ofertados pelo seu grupo empresarial, deve ser feita denúncia no Procon ou no Ministério Público. 


A contratação dos seguros que garantirão o financiamento tem papel fundamental no cálculo do custo final do contrato de dívida e é importante ter este direito de escolha  preservado. E para garantir os melhores produtos com preços adequados à realidade da indústria da construção procure o primeiro projeto de seguros totalmente on-line do Brasil, voltado com exclusividade à Construção Civil. Com o conhecimento de quem cuida e acompanha de perto o setor, a GEO | Convênio de Seguros tem produtos bem desenhados e com preços justos. Agora é só fazer os cálculos e começar os trabalhos.


Na série de vídeos abaixo, você conhecerá o seguro que normalmente é exigido pelas instituições financiadoras quando você dá unidades imobiliárias em garantia de uma dívida. Em três vídeos, a Diretora da GEO, Rossana Costa,  tira as principais dúvidas sobre como funciona esse seguro, como contratar e quanto custa.