ACONTECE IMOB

Publicidade

Artigos

Voltar

O prédio mais antigo do mundo tem mais de 2 mil anos, consegue adivinhar onde ele fica?

Localizado em Roma, capital da Itália, o Panteão de Agripa tem mais de 2 mil anos e é o prédio mais antigo do mundo que ainda existe.

25/11/2017

Localizado em Roma, capital da Itália, o Panteão de Agripa tem mais de 2 mil anos e é o prédio mais antigo do mundo que ainda existe.

O edifício resistiu a guerras, saqueadores, um grande incêndio e ainda assim é uma das construções mais bem preservadas de todo o Império Romano. É claro que, com o passar dos anos e essas interferências, sua estrutura foi sofrendo alterações, mas o local foi aos poucos reconstruído. 

A principal alteração da construção original ocorreu no teto do pórtico, que antes era de bronze, mas teve o material retirado a mando do papa Urbano VIII, que foi derretido e utilizado na fabricação de armas com o objetivo de defender o Castelo de Santo Ângelo. 

O gigantesco edifício possui formato circular e é composto por um pórtico (local coberto na entrada de uma construção), mais de uma dezena de colunas esculpidas em mármore e a tradicional cúpula, com mais de 40 metros de altura e circunferência – considerada a maior do mundo feita de concreto não reforçado. 

O Panteão de Agripa era um local utilizado como templo pagão. Posteriormente, se transformou em uma igreja Católica dedicada à Santa Maria e hoje abriga o túmulo de inúmeras personalidades italianas, como alguns monarcas do país e os pintores Rafael Sanzio e Annibale Carraci. 

Atualmente, aos domingos há a celebração de missas em seu interior e o local também pode servir de altar para os casais apaixonados que desejam se casar neste prédio milenar. Existe inclusive uma lenda local que assegura que os casamentos que ocorrem no Panteão são eternos, assim como a construção. Que tal?